Powered by Rock Convert

Um bom sistema para corretora de seguros centraliza todo o controle e gestão da operação. Como resultado, muito retrabalho é evitado, mais informação fica disponível e se torna mais fácil aprimorar continuamente a gestão.

Essa administração mais controlada diminui custos, potencializa investimentos e, principalmente, permite focar no que realmente importa para garantir resultados: a estratégia da corretora.

Ainda é preciso considerar a necessidade de estruturar a empresa para preparar-se para os efeitos das transformações em curso, que nos colocam na direção de um ambiente de negócios cada vez mais digitalizado, dinâmico e ágil. Sendo assim, confira os principais pontos a ser considerados na hora de avaliar as vantagens de um sistema para corretora.

Vantagens de um sistema para corretora de seguros

Antes de partir propriamente para as vantagens dessa tecnologia, saiba que nos referimos a um sistema especializado em corretoras. Assim, a opção por uma adaptação de programas desenvolvidos para outras atividades pode ajudar em aspectos genéricos, como o controle financeiro, mas não pode ser considerada uma solução completa e que ofereça todos os benefícios que listaremos abaixo. Confira.

Melhora da qualidade e acessibilidade da informação

É justamente por se tratar de uma solução específica que um sistema para corretoras pode concentrar todos os dados do negócio. Essa centralização da informação permite gerar automaticamente diversos relatórios, bem como a apresentação de painéis dinâmicos, personalizáveis e fáceis de consultar.

Quando esses levantamentos são feitos manualmente, a maior parte do tempo é usada para gerar os relatórios. Por outro lado, a geração automática permite que o profissional concentre-se na análise das informações, que é o que pode, de fato, fazer a diferença no negócio.

Por manter os dados em uma única base, ainda é possível aproveitá-los em todos os setores e atividades da corretora. Depois de cadastrar um cliente, por exemplo, não será necessário preencher novamente todas as informações já registradas para fazer uma cotação ou registrar um contato.

Essa vantagem contribui para a qualidade da informação porque evita erros, uma vez que eles são mais frequentes quando os procedimentos precisam ser repetidos. Em outras palavras, se você digitar um texto de 1.000 caracteres, tem mais chances de cometer um erro do que se precisasse escrever apenas 100.

Aumento da produtividade

Além de evitar o erro, essa eliminação de retrabalho também melhora a produtividade. Normalmente, isso não significa que menos pessoas serão necessárias para administrar a corretora. O mais comum é que todos usem o tempo adicional para se envolver mais com o cliente, o que aumenta a produtividade em termos de receita, ou seja, mais vendas efetuadas por colaborador, ainda que esse ganho também dependa dos investimentos na capacitação da equipe.

Um bom exemplo de como a produtividade é impactada pode ser observado no sistema multicalculo. Com o seu uso, a corretora automatiza o processo de cotação, ganha agilidade e melhora significativamente a qualidade do atendimento.

Redução de custos

Até esta parte do texto, falamos muito sobre otimização, algo que realmente diminui custos. Mas esse ganho não se limita aos aspectos de produtividade. Com mais informação em mãos, é possível fazer análises mais precisas das despesas e reorganizar o orçamento com o máximo de racionalidade.

Nada pode ser mais relevante para uma boa gestão de custos do que poder observar em um relatório simples — ou em um painel — o percentual de cada despesa e grupo de despesas nos custos. Dessa forma, sempre há um ponto de atenção que pode ser remanejado para melhorar a lucratividade.

Gestão ativa da carteira de clientes

A gestão ativa da carteira é fundamental para garantir resultados melhores que, aliás, são rapidamente percebidos. Lembrar um cliente da necessidade de renovação, por exemplo, tem um impacto imediato.

Powered by Rock Convert

Com um bom sistema, especializado nas atividades de uma corretora, muitas dessas ações podem ser automatizadas, ao mesmo tempo em que é possível aproveitar os dados do seguro anterior. Na verdade, todo bom corretor sabe da diferença que faz a atitude de um profissional e valoriza a gestão ativa da carteira.

Melhora da experiência

Todas essas vantagens melhoram a qualidade da operação, a agilidade dos serviços e cada detalhe do atendimento, o que faz com que o cliente se sinta mais bem atendido e tenha uma percepção excelente da experiência de compra.

Não é difícil entender o motivo. Imagine, por exemplo, uma oficina mecânica sem equipamentos. Nesse caso, é muito difícil cumprir prazos, manter a qualidade do serviço e dar atenção ao cliente. Todo o trabalho acaba concentrado no esforço de compensar as deficiências da estrutura.

Em uma corretora, esse trabalho não é voltado para o reparo de um bem, mas para os procedimentos diversos relacionados ao seguro. Portanto, melhorar a estrutura facilita as tarefas e ao mesmo tempo permite mais tempo dedicado a garantir uma experiência cada vez mais satisfatória.

Satisfeito, o cliente indica mais a corretora, melhora a fidelidade e tem mais chances de contratar novas coberturas.

Mobilidade

Os melhores sistemas para corretora de seguros permitem o acesso remoto. Essa mobilidade pode ser mais ou menos importante, dependendo da cidade e do modo como a corretora trabalha, mas em todos os casos é uma vantagem quando um usuário pode acessar o sistema de onde estiver e com segurança.

Gestão eficiente dos seguros

Boa parte da melhora operacional que descrevemos ao longo do texto facilita a gestão de seguros, mas essa prática não está limitada ao que mencionamos até aqui. Ela consiste em uma ampla revisão dos processos de uma corretora, com o objetivo de fazer uma boa gestão das apólices, do relacionamento e da segurança.

Gerenciar seguros é diferente de gerenciar a corretora. Trata-se de garantir que tudo funcione perfeitamente para o cliente e assegurar todas as coberturas que ele precisa, acompanhando sinistros e cada ocorrência relativa aos contratos vigentes.

Segurança da informação

No momento que você faz uma cotação de seguro, por exemplo, levanta e armazena uma quantidade significativa de dados sobre o cliente. Além disso, eles são bastante relevantes e sigilosos, uma vez que incluem renda, trabalho, formação e números de documentos.

Proteger essa informação toda sem um sistema é uma grande aventura. Existe o problema da invasão, que depende de como foi elaborada a estrutura interna, e também a ameaça de perda desses dados.

A simples falha de um HD, por exemplo, pode fazer com que do dia para a noite você não saiba mais as contas que precisam ser pagas, o que falta receber, as propostas pendentes e os vencimentos das apólices vigentes, por exemplo. Por outro lado, sistemas especializados têm ótimas proteções e procedimentos de segurança.

A avaliação de um sistema para corretora de seguros

Com base nessas informações, você tem agora que decidir qual a melhor opção para investir. Nesse exercício, a maioria das pessoas foca nas funcionalidades do sistema. Isso é muito importante, mas não deve ser o ponto principal.

O que realmente importa é saber o quanto o novo fornecedor pode ajudar a melhorar sua operação e seus resultados. Verifique o sistema, conheça as funcionalidades e pense em termos práticos da gestão da corretora, mas não sem um esforço para identificar o quanto o fornecedor do sistema para corretora de seguros será capaz de ajudá-lo a tirar o maior proveito dele, com conhecimento sobre sua atividade, um bom suporte e telas fáceis de operar.

Aproveite a oportunidade e entre em contato com nossa equipe. Vamos ajudar você a obter o máximo que o sistema pode oferecer.

Powered by Rock Convert
Deixe uma resposta