Powered by Rock Convert

De acordo com o com dados da Confederação Nacional de Seguradoras (CNSeg), o faturamento do ramo no Brasil chegou a R$ 103,7 bilhões no acumulado de janeiro a maio de 2019. Esse número representa uma alta de 7,1% em relação ao mesmo período de 2018.

Entre as suas principais altas, a conjuntura do setor revela o crescimento de proteções como as patrimoniais, de dados e responsabilidades, cobertura de pessoas, vida e previdência, e seguro automóvel e residencial.

Logo, o mercado está aquecido e cada vez mais competitivo. A venda de seguros, neste cenário de intensa disputa, necessita recorrer a técnicas certeiras para aumentar o faturamento e receber novos pedidos de cotações.

Neste artigo, vamos destacar algumas das melhores alternativas e soluções para colocar em prática e vender mais. Continue conosco!

Estude a fundo o seu público-alvo

Uma recomendação que parece óbvia, mas é negligenciada por muitos dos players do mercado. Conhecer as características, o perfil de consumo e as preferências do seu público é fundamental para oferecer a solução que ele deseja com muito menos esforço de vendas. Por isso, invista em pesquisa, coleta de dados e soluções que lhe ajudem a traçar com mais precisão o que deseja o seu cliente.

Além disso, o comportamento do consumidor é cada vez mais maleável e alterável em tempos digitais. Exemplo disso é o crescimento da procura por seguros de vida no país, demonstrando uma maior preocupação com o futuro e com a qualidade de vida.

Powered by Rock Convert

Explore e invista nas redes sociais

Estudos recentes do instituto Nielsen revelam que pelo menos 1/5 do tempo gasto na internet é para acessar as redes sociais. Além disso, o Brasil é o segundo país do mundo que passa mais tempo online (dados da Hoopsuite com a We Are Social). Ou seja, o consumo de mídia está mudando bruscamente e rapidamente.

Nesse cenário, captar a atenção do público requer entendê-lo e alcançá-lo de forma objetiva. Para isso, as redes sociais permitem configuração de anúncios segmentados, orçamentos com marketing controlados e produção de conteúdo para deixar o seu público mais preparado para comprar.

Tecnologia: uma grande aliada

Atualmente, há disponíveis no mercado uma infinidade de soluções que permitem melhorar a gestão e realizar melhorias na área de vendas. Todas voltadas à ampliar a capacidade do gestor em controlar os dados e tomar decisões estratégicas. Entre elas, destacam-se:

  • softwares de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management – CRM);
  • sistemas voltados para seguradoras;
  • soluções de organização de tarefas;
  • aplicativos para celular;
  • entre outras.

Outras dicas úteis

Por fim, é preciso profissionalizar e entender que os esforços de marketing branding são valiosos para tornar o seu nome mais conhecido no mercado. Entre outras alternativas, também é recomendado:

  • oferecer descontos para quem fizer indicações;
  • adotar técnicas de cross-selling (produtos adicionais a um mesmo cliente);
  • investir em networking e rede de contatos;
  • fidelizar os clientes já firmados;
  • estabelecer um funil de vendas claro;
  • acompanhar e seguir as novidades do mercado de seguros;
  • estudar e dominar várias vertentes do ramo constantemente;
  • aprimorar formas de reduzir a burocracia, aumentando a eficiência dos processos;
  • estudar a possibilidade de segmentação por nichos;
  • investir em um pós-venda realmente eficiente.

Como você pode perceber, há uma enorme gama de ações que podem ser tomadas para aumentar a venda de seguros. Além disso, é preciso desenvolver a sua argumentação e poder de negociação de vendas, para que o seu cliente sinta que seu objetivo não é apenas vender, mas também ajudá-lo a encontrar uma solução.

Gostou deste artigo? Então conheça quais são os benefícios de um sistema multicálculo para um corretor de seguros e faça sua capacidade produtiva decolar!

Powered by Rock Convert
Deixe uma resposta