Powered by Rock Convert

Usar as melhores ferramentas para corretores de seguro diminui o retrabalho, melhora a qualidade do serviço oferecido ao cliente, automatiza processos, aumenta a produtividade e a competitividade e, como consequência, a lucratividade da corretora.

Por isso, as ferramentas certas são fundamentais para otimizar o atendimento e as vendas, além de integrar canais, o que é ótimo para trabalhar o relacionamento nas redes sociais, como o Instagram.

Aliás, a capacidade de atuar de forma coordenada, usando essas ferramentas com sinergia e de modo complementar, potencializa ainda mais os resultados que elas oferecem. Listamos os 4 principais recursos que todo corretor de seguros deve utilizar. Confira!

1. Whatsapp Business

O Whatsapp Business permite configurar um perfil empresarial no aplicativo e oferecer alguns recursos adicionais. Se você é autônomo e mais conhecido pelo seu nome, usar o da corretora pode ter um efeito contrário. Mas ainda assim, é interessante separar o perfil pessoal do profissional, usando, por exemplo, “Corretor Jorge”, no lugar de “Jorge”. 

O Whatsapp é ótimo para compartilhar cotações e trocar informações, fazer consultas rápidas e enviar orientações simples. Contudo, para funcionar perfeitamente é aconselhável que você tenha um sistema que facilite o compartilhamento, automatizando o processo e gerando arquivos compatíveis. 

2. CRM 

O CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) já é bastante conhecido dos corretores, uma vez que é fundamental para a fidelização e o relacionamento com os segurados.

Procurar o cliente uma vez por ano para renovar o seguro não é a mesma coisa que se lembrar dele em datas especiais, enviar informação periódica sobre o tipo de produto contratado e consultá-lo para saber se está contente com os serviços prestados, como assistência 24 horas no seguro auto ou de chaveiro no residencial. 

Um bom CRM fornece os dados para automação de muitos processos e interações, permitindo o uso do cadastro e do histórico de contatos para gerar, por exemplo, e-mails automáticos e personalizados. 

3. Sistema multicálculo

Identificar as vantagens de um bom sistema para corretoras nem sempre é fácil, especialmente porque o maior benefício — o retorno sobre o investimento — depende de uma análise que se baseia em dados gerados pelo próprio programa e, portanto, só estarão disponíveis depois que ele for instalado.

Ao mesmo tempo, a simples comparação com qualquer recurso que você utilize e não seja especializado permite deduzir o quanto esse retorno pode ser significativo. Imagine, por exemplo, a diferença de produtividade ao precisar enviar solicitações individualmente para várias seguradoras. Um sistema multicálculo realiza essas tarefas simultaneamente. Sendo assim, com um único formulário, você pode conseguir o mesmo número de cotações.

Isso significa que, se você fizer uma média de três cotações por cliente, vai aumentar a sua produtividade em 200% nesse processo, ou seja, no tempo necessário para atender um segurado você atenderá quatro. Considerando o seu índice de conversão e o valor médio das suas comissões, fica fácil calcular o prejuízo de manter o processo manual.

Powered by Rock Convert

Outras funcionalidades importantes são as que facilitam a mobilidade, como o compartilhamento por meio de computador, tablet ou smartphone, garantindo o acesso de qualquer lugar e no horário desejado. Logo, um sistema eficiente são ferramentas para corretores de seguro fundamentais para agilizar e otimizar o trabalho.

Aliás, os sistemas multicálculo permitem o envio de cotação da plataforma para o cliente, eliminando a necessidade de uma série de procedimentos, como salvamento de arquivos, buscas em cadastros e disparos manuais.

A possibilidade de integração fácil com o seu site, suas páginas nas redes sociais e suas landing pages também possibilitam publicar formulários para que o cliente solicite cotações. Além de oferecer um serviço adicional, você gera novas oportunidades de negócio ao facilitar e, portanto, incentivar a ação do consumidor.

4. Sistema de venda online

A venda online é outro recurso fabuloso para aumentar os resultados. Afinal, uma das tendências mais impactantes de comportamento do consumidor envolve a autonomia dele e a preferência pelo autoatendimento. Isso não significa que o trabalho do corretor não é valorizado — muito pelo contrário, você continua sendo uma ponte importante entre a seguradora e o segurado, defendendo os interesses de ambos.

No entanto, o cliente tende a assumir um comportamento tão prático quanto possível. Desse ponto de vista, ele não precisa do corretor para resolver questões simples, como digitar dados de cadastro pessoal e do bem que deseja segurar.

Quanto mais dessas tarefas ele puder fazer sozinho, mais o tempo do corretor é otimizado, garantindo que ele possa se dedicar com uma atenção ainda maior aos procedimentos mais complexos, os quais exigem bastante conhecimento e habilidade.

Ou seja, quando aplicada de forma humanizada e para colaborar em um processo de atendimento estruturado, a tecnologia funciona como uma equipe de assessoramento do corretor e do cliente.

Outros dois pontos determinantes do comportamento do consumidor ligados às ferramentas tecnológicas são a personalização e a segurança. De um lado, o cliente espera um atendimento específico, que considere as necessidades particulares dele e seja flexível para atendê-las. De outro, há uma preocupação com a disponibilização dos dados necessários para que um corretor possa oferecer essa personalização.

Isso gera necessidade de se preocupar com a adoção de sistemas e aplicações que ofereçam segurança e o máximo de garantia de privacidade — ainda mais no ramo de seguros, se comparado a outros negócios, uma vez que o corretor trabalha com muitos dados sigilosos.

Além do consumidor, esse cuidado também deve considerar a regulação estatal. O antigo Marco Civil da Internet foi aprimorado e gerou a Lei geral de Proteção de dados (LGPD). Inspirada na versão europeia — a primeira normatização voltada à segurança de dados —, ela determina como as empresas podem usar as informações dos clientes. 

Em resumo, podemos concluir que as ferramentas para corretores de seguro são recursos de produtividade, automação e otimização do trabalho do corretor. Se usadas adequadamente, elas permitem manter um atendimento humanizado, incorporando agilidade, facilidade e segurança, o que tem impacto na boa experiência do cliente e na competitividade da corretora. Por isso, é indispensável aderi-las para acompanhar o ritmo de mudança imposto pela transformação digital.

Você está pronto? Que tal receber ajuda para que também possa otimizar os processos de implantação de algumas dessas ferramentas? Entre em contato com a Viperseg e conte com a experiência e o conhecimento de nossa equipe!

Powered by Rock Convert