Powered by Rock Convert

O número de consumidores endividados no Brasil chegou a 63 milhões em março de 2019. Isso significa que 40,3% da população está com contas atrasadas e negativadas. Logo, é importante saber como cobrar cliente inadimplente.

Afinal, não dá para dispensar os pagamentos, ficar no prejuízo e, ainda por cima, não receber a outra parte das suas comissões, não é mesmo? É preciso adotar estratégias para minimizar o problema.

Neste artigo, vamos apresentar 5 dicas para você realizar as cobranças e mostrar alguns canais que podem ser utilizados para essa finalidade. Continue a leitura!

Dicas de como cobrar cliente inadimplente

Na hora de abordar o cliente endividado, reserve um momento tranquilo do seu dia para a comunicação fluir bem. Confira outras dicas úteis!

1. Esteja preparado para as desculpas

É fácil sentir pena do cliente que tem boas desculpas por não pagar. Talvez ele tenha acabado de perder o emprego, os filhos ficaram doentes ou alguém sofreu um acidente. No entanto, você precisa se preparar para se manter firme. 

Caso contrário, a pessoa pode se aproveitar da situação para tirar vantagem. Portanto, quando ouvir o problema, demonstre solidariedade, mas estabeleça um compromisso, como data aproximada para a quitação, parcelamento ou algum outro acordo.

2. Envie um comunicado por escrito 

Cartas, ofícios ou e-mails são maneiras educadas de lembrar o cliente de pagamentos em atraso. Então, crie um formulário padrão que você possa usar, mas lembre-se de personalizar a mensagem de acordo com o perfil do inadimplente e a situação.

Encerre o texto com um pedido para que ele entre em contato. Deixe os seus números, endereço eletrônico e físico ou outra forma de interação.  

3. Tente um diálogo por telefone

Se não receber notícias depois de uns 20 dias depois da interação por escrito, é hora de tentar o bom e velho telefone. As ligações são mais difíceis de ignorar do que as cartas e, em muitos casos, a conversa ajuda a estimular o cliente a falar sobre o que realmente o está impedindo de pagar.

4. Tenha uma política de conta inadimplente

Caso você costume lidar com clientes em atraso — e ainda que isso nunca tivesse acontecido —, é importante ter uma boa política de crédito e cobrança por escrito antes de vender outro seguro

Powered by Rock Convert

Dessa forma, eles saberão o que esperar quando não pagarem. Então, explique como sua empresa lida com cobranças e faça com que novos clientes leiam e assinem a política antes de emitir qualquer novo crédito.

5. Facilite o pagamento

Forneça o maior número possível de opções de pagamento. Você vai se surpreender com a quantidade de gente que não tem contas correntes ou cartões de crédito. 

Se for possível, permita pagamentos pessoalmente, via correio, boleto, online e por telefone. Aceite cartões de crédito ou débito, cheques e ofereça também o débito direto na conta bancária.

Canais apropriados para fazer as cobranças 

Existem muitas ferramentas de comunicação para cobrar cliente inadimplente. Conheça algumas!

Ligação telefônica

O celular é prático, mas se o cliente não puder atender no momento em que você ligar, agende um horário para conversar com calma. Não se esqueça de retornar na hora marcada. 

WhatsApp

O WhatsApp é o meio de comunicação queridinho do momento. É praticamente impossível alguém ignorar uma mensagem enviada por esse aplicativo. 

SMS

O SMS ainda é uma boa opção de mensagem de texto mas, apesar de a entrega ser rápida, você não tem como saber se a pessoa leu ou não, como acontece com o WhatsApp. 

E-mail

Assim como as outras opções, o e-mail tem entrega rápida e pode ser acessado pelo celular. Logo, também é uma excelente ferramenta para você fazer contato e esperar retorno.  

Gostou de saber como cobrar cliente inadimplente? Estar preparado para possíveis desculpas, enviar comunicado por telefone ou mensagem, ter uma política estabelecida e facilitar as opções de pagamento estão entre as melhores práticas. Pense nisso!

Que tal acompanhar outros conteúdos interessantes para o seu negócio? Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Pinterest!

Powered by Rock Convert